O novo e rápido percurso da Maratona de Barcelona

A novidade para 2019 é sobre a Maratona de Barcelona.

A organização da prova informou que  tem novo trajeto aprovado para o evento que acontecerá no dia 10 de março de 2019.

Com as alterações, o percurso ficará mais rápido, mas mantendo sempre a passagem pelos principais pontos turísticos da cidade e de acordo com os organizadores, o desnível positivo do percurso foi reduzido em cerca de 10%, isso fará com que a prova seja mais rápida e competitiva, mas não deixando de passar pelos pontos legais da cidade.

A organização estima que haverá aumento de atletas e um incentivo na busca por um novo recorde para a prova que desde de 2010 com o queniano Jackson Kotut nunca foi batido. O tempo recorde da prova é de 2h07min30seg.

Quais são as novidades?

A 41ª edição do Zurich Marató Barcelona, ​​após 13 anos praticamente com a mesma rota e sem grandes modificações, em 2019 traz as seguintes novidades.

  • a maior mudança reduziu a altimetria do circuito, evitando voltas que eram consideradas complicadas.
  • foram incluídas ruas mais retas e largas, que permitissem ao atleta imprimir um ritmo forte e constante.

No quilômetro 2,5

  • Embora na edição de 2018, o trajeto subisse para a Avenida Diagonal, em 2019 passará pela Travessera de les Corts, deixando o Camp Nou à esquerda. Desta forma, as curvas fechadas da Avenida Madri e da Rua Numancia serão eliminadas do percurso e substituídas por uma longa reta que facilitará o ritmo dos corredores.
  • O que dizem os atletas: “não da para prever quantos segundos podem ser ganhos com essas modificações, mas ela é favorável para todos os atletas, de diferentes níveis”.

No quilômetro 10

  • Em sua passagem pelo Paseo de Gracia, o trajeto tinha uma subida até a Diagonal, uma seção que era pesada para a maioria dos corredores. No trajeto novo, se faz uma conversão na Calle Aragón à esquerda e se continua na rua Mallorca .
  • O que dizem os atletas: “Esta modificação oferece um trecho muito favorável, haverá uma bom ganho de tempo”.

Após o quilômetro 10

  • O traçado é praticamente o de 2018, embora o trecho da Avenida Meridiana (ida e volta) seja alongado e a subida da Avenida Paralela seja alterada. Em 10 de março de 2019, os maratonistas não terão mais que superar os últimos 3.000 metros de grande esforço antes de ver a linha de chegada. A mudança no circuito que leva os corredores através da Ronda de Sant Pau e na Calle Sepulveda, tornou o trajeto da prova mais ameno durante a subida, o que era uma solicitação antiga dos atletas.
  • O que dizem os atletas: “Os atletas não terão a  dureza do passado… 3 quilômetros terríveis para terminar”.

Publicidade