Maratona do Reggae 2019: viajar, correr, relaxar e se divertir muito

A Maratona do Reggae acontecerá no dia 8 de dezembro, em pleno verão jamaicano, na lindíssima cidade de Negril. Ela é a principal Maratona Internacional da Jamaica.

Não é uma prova gigantesca como Boston ou Londres, mas tem seu charme e sobretudo é caracterizada pela alegria do povo jamaicano e pelo clima praiano que torna a maratona inesquecível e um chamego dos corredores e deve ter seus méritos que foi até listada pela revista Run to the World como uma das 20 melhores maratonas a se fazer.

Alegria antes da largada.

Um resumo das informações da Maratona do Reggae

  • O evento contempla provas de 42km, 21km e 10km com curso plano e rápido
  • O horário de largada de todas as provas é às 5h15min. O tempo máximo para término da prova é de 6 horas
  • As inscrições estão abertas até o dia 29 de novembro e serão mais de US$10,000 em prêmios em dinheiro
  • Os corredores vencedores da maratona receberão troféus:
    • Troféu Bob Marley – vencedor da maratona masculino
    • Troféu Rita Marley – vencedor da maratona feminina
  • Há idade mínima para participação das provas:
    • Maratona – 18 anos
    • Meia Maratona – 14 anos
    • 10km – 10 anos

Na véspera tem jantar de massas

Há uma Festa de massas no dia anterior a prova e segundo muitos depoimentos, a festa é muito alegre e divertida.

O jantar, chamado Pasta Party, é oferecido em tendas num resort local.  Atletas de mais de 30 nacionalidades diferentes, pessoas de  todo o mundo, se unem num clima de total confraternização.



Sobre a maratona

A Expo do evento não é muito variada, mas os atletas amam a camisa do evento assim como a medalha. Tudo bem a cara da Jamaica: colorido, alegre e leve!!

A prova tem que começar cedo, porque em dezembro o calor caribenho é de arrasar e em torno das 9h é quase impossível ter uma boa performance na maratona. Um atleta disse: – a largada foi no escuro, mas depois vendo o sol e os sorrisos nos voluntários, ficou show”.

Uma maratona alegre e sem grandes recordistas.

O começo é caótico, pois as 3 provas têm largada no mesmo horário, então é comum encontrar caminhantes se alinhando com as elites e depois atrapalhando nos primeiros metros.

Muitos comentários falam sobre os staffs, constituído por nativos, que as pessoas são gentis, que trazem muita energia positiva e vibrações boas durante a prova.

Ainda tem um bônus especial, a Maratona do Reggae pode qualificar para Boston! Ela é certificada pela IAAF e seus índices tem valor de entrada para algumas importantes maratonas no mundo.

A Maratona, Meia Maratona e 10K começam no Long Bay Beach Park, ao longo da famosa praia de areia branca com litoral de 11 quilômetros. A prova segue por Negril e toma direção norte à cidade de Green Island.

Água de coco na chegada é um luxo jamaicano.

Não espere grandes multidões de espectadores, no entanto, têm muitos nativos gentis que ficam ao lado da estrada. te animando quando você mais precisar.

A chegada é comemorada com muita água de coco e banho de mar! E será que existe melhor forma de comemorar tal conquista?

Mas há comentários que não falam tão bem da prova. Há relatos de água de coco quente, mas a maior reclamação é que a maratona consiste em 2 voltas .. para alguns corredores isso é terrível.

E em 2017, dos  1918 inscritos e que largaram, somente 117 completaram a maratona. Esse número é de apenas 6% dos corredores inscritos, e mais de 2/3 dos atletas fizeram a prova de 10K.

Negril: que cidade é essa?

Seven Mile Beach e West End são as principais regiões de Negril. Em Seven temos a praia com temperatura e cor inigualáveis e no West temos os famosos cliffs e resorts com penhascos.

Que mar é esse de Negril?

A estrutura é generosa. Há bares, restaurantes, botecos, reggae, comida local e internacional. Tem de tudo e para todos os gostos e todos os tipos de bolso.

E não deixe de provas a Red Stripe, a cerveja oficial da Jamaica, que é comercializada em garrafas retornáveis de 370ml. 

Cerveja jamaicana, a marca de um povo.

Publicidade