Atleta cego é guiado por 2 corredores após seu guia não terminar a prova

O fato aconteceu na Meia Maratona de Granollers, na Espanha.

Um atleta cego terminou a prova com a ajuda de dois atletas comuns, ou seja, não eram do grupamento de elite, devido à impossibilidade de seu guia completar a prova.

Como aconteceu?

Atleta e guia estava no quilômetro 18, quando o guia do atleta cego Enrique Ortega não tinha mais condições de completar os 21km da Meia Maratona de Granollers.

O ritmo da prova estava muito forte para o guia, que não tinha mais resistência física para completar os 3 quilômetros faltantes, o ritmo da prova estava muito forte pra ele.

Naquele momento da prova, a frustração de Enrique Ortega era enorme, pois ele não terminaria a prova e ficaria sem a coroação de sua preparação e empenho para os 21km.

Foi então que dois corredores anônimos, , decidiram ajudá-lo a continuar e terminar a prova.

 

“Quando corríamos, o guia nos perguntou se não poderíamos ajudar Enrique a terminar a prova, já que ele estava exausto e não conseguiria guiá-lo até a chegada. Nem pensei duas vezes”, contou Alberto López, que corria a sua primeira meia e tinha como objetivo fechar a prova em menos de 1h30min.

Alberto López estava em sua primeira meia maratona e abriu mão de um tempo melhor para ajudar Ortega, que havia largado muito tempo antes dele e seu tempo líquido na linha de chegada.

 




 

Os novos guias

No momento em que decidiram ajudá-lo, Ortega tentou explicar aos dois corredores como deveriam orientá-lo e indicá-lo na corrida.

Enquanto um amarrava a fita para manter contato com o atleta, o outro alertava para possíveis imprevistos.

“Eu me adaptei ao ritmo dele já que ele estava um pouco mais lento”, diz López, um dos três protagonistas dessa história maravilhosa.

López disse que para guiá-lo precisou se adaptar a um ritmo um pouco mais lento, mas tudo correu bem.

 




E qual foi o tempo de Ortega?

O atleta cego Enrique Ortega terminou os 21km com o tempo de 1h38m04seg e Alberto López conseguiu terminar abaixo de sua meta que era de 1h30min. Ele fechou os 21km em 1h29min26seg.

“O tempo era o que menos importava”, explica um Alberto López que uma vez cruzou a linha de chegada com Ortega e Miguel.

Essa é mais uma história do mundo das corridas que enternece a gente.

 


Publicidade