Huawei Venice Marathon

Veneza, na Itália, é uma cidade composta por 117 ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Foi construída sobre uma série de ilhotas e bancos de areia nas águas do Adriático e por esse motivo a cidade está sujeita aos caprichos da maré, sofrendo com as enchentes.

Mesmo sendo refém da natureza, a cidade se consagrou como a cidade dos enamorados pelo seu romantismo. É impossível não vir à mente a imagem das gôndolas circulando pelos canais com casais apaixonados.

Os lindos canais de Veneza. Fonte: BlogApaixonadosporviagem.com.br

Em plena primavera europeia, no dia 28 de outubro, acontecerá a Maratona de Veneza, que além da prova de 42km conta também com uma prova de 10km.

Em outubro as temperaturas são mais amenas e propícias para maratonas. A previsão é de temperaturas entre 7°C e 15°C que somadas ao percurso plano e rápido podem significar excelentes tempos. A prova é certificada pela IAAF (Associação Internacional da Federação de Atletismo), então um bom resultado ainda pode dar entrada em provas no circuito internacional.

A largada da maratona é na localidade de Stra (uma cidade a 25 km de Veneza), onde os nobres no século XVIII construíram suas mansões de férias. Essa região embora pouco central, possui um visual deslumbrante. Os 10km tem como local de largada o Parque San Giuliano Park, uma imensa área verde onde também ocorrerá a Exposição do evento.

O horário da largada da maratona é às 9:35h e será feita por currais, onde as cores nos números de peito indicarão a posição do atleta para largada. Caso o atleta corra 10km, a largada será às 8:30h.

Maratona de Veneza e seus pontos históricos e de beleza.

A primeira parte da maratona é ao longo da Riviera del Brenta, cheia de vilas a beira rio. O trajeto segue atravessando o centro de Marghera e Mestre e após mais de 2 quilômetros chega ao Parque de San Giuliano. Enfim chega-se a Veneza através da Ponte da Liberdade. A corrida prossegue na área portuária e atinge o centro da cidade. Você passará pela Piazza San Marco e o Palazzo Ducale.

Praça de São Marcos. Fonte: Blog DicasdaItália.com.br

O detalhe é que na parte final da rota da maratona (últimos 3 quilômetros), os corredores enfrentarão 14 pequenas pontes sobre os canais de Veneza. As rampas de madeira são colocadas para evitar que os atletas se machuquem nos degraus.

Atravessando as pontes de veneza.

A chegada da maratona e dos 10km é no centro histórico de Veneza, na Riva Sette Martiri, uma área de lazer aberta onde os corredores poderão descansar e compartilhar essa conquista.

Chegada da Maratona de Veneza.

Um fato inusitado dessa prova aconteceu em 2017 e por essa ninguém esperava: a moto que deveria guiar os atletas pelo percurso correto da Maratona de Veneza errou o caminho e levou os líderes da prova para uma estrada que não estava no percurso.

Como resultado, um azarão veneziano subiu ao lugar mais alto do pódio. O grupo de seis atletas que liderava a corrida correu por algumas centenas de metros antes de ser informados do erro, tendo perdido cerca de dois minutos. É de chorar, não.

Acompanhem o vídeo do momento do retorno dos atletas!

Então, se organize para conhecer essa cidade linda, mas, caso você seja um atleta de elite, fique ligado no trajeto da prova!

 

Site oficial do evento

 

Veja outras Maratonas na Itália

 

Veja outras Maratonas na Europa

 

 

 

Publicidade