Maratona do Rio

Se você não participou da Maratona Caixa do Rio de Janeiro em 2017, a prova de  03/06/2018 está com as inscrições para a Maratona 2018 esgotadas, uma pena, mas programe-se para 2019 e saiba um pouco sobre o evento.

Fique ligado, porque correr uma maratona ou meia na orla do Rio de Janeiro é algo indescritível. As praias, os morros, os pontos geográficos, enfim, se vê beleza o tempo todo.

Claro que você pode encontrar um desafio básico carioca, o sol e uma temperatura de 30 graus, mas faz parte da aventura.


Maratona Caixa Rio de Janeiro, dia ensolarado e quente

Aventura também passa por túneis que parecem literalmente uma discoteca com luzes coloridas e som dançante… taí, balada no meio da corrida de rua, muito legal. Ideia sensacional e aprovada pelos corredores!

Discoteca no túnel dos competidores

A Maratona Caixa do Rio tem algumas peculiaridades que agradam muito aos corredores de distância maiores. As camisas são identificadas por cores em função da prova que você participa, ou seja, se sua camisa oficial da prova é laranja, você compete nos 42km. Se for verde é competidor dos 21km e o corredor de 6km recebe camisa azul.

Camisas alusivas ao evento e na cor da distância da prova

O mesmo acontece com as medalhas, as fitas são da cor indicativa da prova e têm a inscrição da distância da mesma. Isso é muito bom, pois o corredor tem a sua recordação bem detalhada.

Medalhas de 42, 21 e 6km da Maratona Caixa Rio 2017

É claro que é preciso agradecer ao povo carioca que nos cede a cidade para que seja realizado o evento. Devido à sua dimensão, cada prova tem um local de largada. A maratona acontece no Pontal Tim Maia no Recreio(lembram da música? Do Leme ao Pontal, não há nada igual!).

A meia maratona parte de São Conrado, da Praia do Pepê (grande ídolo carioca, campeão mundial de voo livre, surfista Pipe Master e campeão carioca de hipismo, no local da largada há sua barraca, a Barraca do Pepê, especializada em produtos naturais. Pepê faleceu numa etapa de voo livre no Japão, em 1991 com 33 anos).

Viaduto do Joá, parte em que corredores da Meia e da Maratona dividem

A Family Run, por ser curta, tem seu percurso todo no Aterro do Flamengo, área de lazer natural com projeto paisagístico de Burle Max e que tem pontos turísticos como o Museu de Arte Moderna, Monumento aos Mortos da 2ª Guerra, Marina da Glória, entre outros.

Esse ano a prova contou com quase 20 mil concluintes, sendo que 7.652 foram da maratona, 8.806 da meia e 5.034 da Family Run de 6km.

Na maratona a maioria dos competidores era do sexo masculino, no entanto, na meia maratona e na Family Run a supremacia feminina foi esmagadora!

E os ônibus do sistema BRT? Todos voltados aos corredores. Apesar de ter metrô, ele é melhor para os corredores da meia maratona e Family Run. Para a maratona é melhor contratar o transporte da organização, são 250 ônibus que saem do Aterro do Flamengo a partir das 4:45h com intervalos de 5 minutos, até o último horário às 5:15h.

Vai um BRT?

O luxo desse evento é que enquanto a gente assiste a prova, se escuta diversos sotaques, circulam camisas coloridas de diferentes cidades brasileiras, vemos grupos de assessoria unidos e muito animados e um público muito receptivo.

Perto da linha de chegada a gente acompanha a emoção de muitos atletas. Alguns carregam cartazes que dizem que agora são maratonistas e outros carregam bandeiras de seus estados.

Family Run no Aterro do Flamengo, prova dominada pelas mulheres

Aos que aguardavam a chegada dos atletas, o show de Sérgio Lorosa foi demais, final de maratona ouvindo boa música é tudo de bom!

Definitivamente o Rio é queniano, mas é verde e amarelo também. Os atletas quenianos Godfrey Kosgey e Ednah Mukhwan venceram 15.ª Maratona do Rio de Janeiro e em segundo lugar, tanto no masculino quanto no feminino, tivemos brazucas: Mirela Saturnino de Andrade e Edmilson dos Reis Santana!

Site oficial do evento

Veja outras corridas no Brasil

Publicidade