Maratona di Ravenna Città d’Arte

Ravena é um tesouro de arte, história e cultura. A mais rica herança dessa cidade são seus mosaicos e monumentos que estão incluídos na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ravenna foi a última capital do Império Romano do Ocidente, após a queda de Roma no século V, e história não falta a essa pequena e tranquila cidade que hoje vive cheia de orgulho de seus tesouros artísticos.

Ravenna e seu passado bizantino, maratona entre ruas históricas. Fonte: Massimo Argnani.

É nesta belíssima cidade aonde acontecerá a Maratona di Ravenna Città d’Arte no dia 11 de novembro de 2018  e que terá provas de 42km, 21km e 10,5km. O local de largada e chegada é a Via di Roma, no Museo del Mar, e o horário de largada de todas as provas é 9:30h.

 

Concentração para a largada. Fonte: Facebook do evento.

O percurso da prova é super interessante e passa por muitos pontos turísticos como o Mausoléu de Teodorico, a Basílica de Santo Apolinário (bispo de Ravenna e protetor da cidade), a Basílica de São Vital, o Duomo da Catedral e até o túmulo de Dante Alighieri (escritor, poeta e filósofo italiano).

Trajeto oficial da maratona, um show de percurso. Fonte: Site oficial do evento.

Ou seja, o trajeto é quase um tour pela cidade! São tantos lugares lindos e históricos que após a prova o atleta estará apto a guiar qualquer pessoa por Ravenna.

Um lindo trajeto pelo passado. Fonte: Massimo Argnani.

Ravenna é uma cidade cheia de mística e não seria diferente com a maratona. A medalha de 2018 é uma joia feita à mão em mosaico pela artista italiana Annafietta. É inspirada na imagem dos mosaicos da Basílica de São Vital que representam a exposição do sol, uma fonte de luz, vida e calor, ou a Trindade. A cor destaque da medalha é a vermelha, ligada ao calor e à energia. Tudo nesta prova tem um simbolismo!

Apresentação da medalha e todo o projeto de confecção pela artista plástica. Fonte: Site oficial do evento.

As medalhas serão produzidas em três versões diferentes, dependendo da distância percorrida pelo atleta: 42km, 21km e 10,5km.

As medalhas, verdadeiras joias. Fonte: Site oficial do evento.

Após uma prova tão linda e cheia de história é hora de conhecer Ravenna, uma cidade íntima da religiosidade e com grandes personalidades.

Dante Alighieri faleceu em Ravenna, após ter sido exilado de Roma, Seu corpo foi escondido pelos frades franciscanos, pois Dante tinha sido um político atuante, entretanto havia caído no ostracismo. Apenas em 1865 esse túmulo foi descoberto e é um ponto turístico para os amantes das obras de Dante como a Divina Comédia, As rimas, entre outras obras literárias,

Túmulo de Dante. Fonte: lilitasworld.blogspot.com.br

A Fortaleza de Brancaleone (Rocca Brancaleone) também é um local histórico, ela foi construída pelos venezianos e visava a defesa do território. Hoje, não funciona mais como uma fortificação, mas sim como um local de lazer e internamente tem um lindíssimo jardim.

Fortaleza de Brancaleone. Fonte: arquiteturadosagrado.blogspot.com.br

E é imperdível também  a Basilica di San Vitale e seus mosaicos que são referência para arte sacra e em especial bizantina.

Basílica de San Vitale. Fonte: arquiteturadosagrado.blogspot.com.br.

Site maratonas: http://asmaratonaspelomundo.com.br/mostracorrida.php?escolha=330

Site oficial do evento: http://www.maratonadiravenna.com/wp/en/

MARATHON

Publicidade