Capitais Europeias: as maratonas do outono europeu – Parte 2

Não se preocupe se faltou índice para aquela maratona no outono europeu ou se as inscrições já estão esgotadas, pois existem várias outras capitais europeias com provas muito legais.

Conheça as provas de Bucareste, Sofia, Varsóvia, Oslo, Zagreb e Budapeste. O que todas têm em comum? Elas têm um número menor de competidores, as inscrições estão abertas, você não precisa de índice para poder se inscrever e são cidades bem interessantes de se conhecer.

BMW Oslo Maraton

Data: 15 de setembro 

Distâncias: 42km e 5km

Um percurso plano, com duas voltas e com largada e chegada em Town Hall Square. Muitos corredores relatam que é preciso estar preparado para o vento, que nem sempre está favorável. O trajeto, embora fácil, é estreito em muitos locais, tornando a manutenção de ritmo quase impossível, no entanto, a alegria e entusiasmo dos espectadores é uma agradável surpresa.

Esteja atento que o número de banheiros químicos ao longo da maratona é escasso, então, se organize! E o trajeto não é muito turístico.  O começo e o final da prova são próximos ao Centro Nobel da Paz, e o trajeto contempla apenas o Parque de Esculturas de Vigeland e Castelo e Fortaleza de Akerhus, o resto do curso é na área comercial da cidade. A organização da prova é muito boa.

Site do evento: https://oslomaraton.no/

PZU Warsaw Marathon

Data: 30 de setembro 

Distâncias: 42km, 21km e 10km

Varsóvia é diferente. É história, é saudade, é mistério. Todos esses sentimentos refletem o passado vivido na Segunda Guerra Mundial e são tantos detalhes e locais importantes que a cidade é um museu a céu aberto. Você vivenciará desde a música de Chopin à tragédia do gueto judeu,

Não é uma prova das mais populares, mas é uma das que mais cresce, contando em 2017 com 8.000 participantes. O percurso é muito rápido e corta cada um dos seis distritos da cidade.

A largada é no Poland’s National Stadium e você passará por: Castelo Real, Palácio da Ciência e Cultura, Palácio Belvedere e muitos outros pontos turísticos.

Site do evento: http://pzumaratonwarszawski.com/en/

33 SPAR Budapest Marathon

Data: 07 de outubro 

Distâncias: 42km, 31km, 10km e Revezamento na maratona

Uma prova com mais de 27.000 participantes em todas as distâncias e que em 2017 contou com 6.000 maratonistas, sendo 2.800 estrangeiros.

A largada da maratona é às 9:30min e em ondas. Embora a largada seja estreita, há  espaço suficiente e a saída é bem calma. O trajeto é na sua maioria plano e você passará pelas margens do rio Danúbio e com o visual de Peste. O curso passa pelo Parlamento, pelo Castelo de Buda e pela Ponte das Correntes e o trajeto contempla áreas residenciais e industriais (não tão bonitas).

Para os brasileiros, a novidade da prova são os alimentos distribuídos nos postos de hidratação: bebidas de cálcio e magnésio, garrafas de água saborizadas e gasosas, géis diferentes, tabletes de glicose com paladar doce e muitas laranjas e limões!

Após uma prova como essas, que tal aproveitar as mais de 100 fontes termais da cidade? Vai se sentir um atleta medieval!

Site do evento: https://marathon.runinbudapest.com/

 

Bucharest Marathon

Data: 14 de outubro 

Distâncias: 42km, 21km, 10km e 3km

Uma prova numa cidade diferente, mas linda. A largada é bem organizada e em ondas para não haver confusão. Prepare-se para uma prova com muitos estrangeiros, sobretudo italianos. A prova tem um percurso predominantemente plano e passa pelas mais conhecidas avenidas e pontos turísticos da cidade, o que favorece uma corrida tranquila e contempladora. Diversas bandas e DJs animam os atletas durante o percurso e a participação dos moradores é muito positiva.

Só preste atenção que nos pontos de hidratação é comum oferecerem frutas, por exemplo, banana, e como não há lixeiras suficientes, cuidado para não escorregar numa casca perdida pelo percurso. A forma de organização do guarda-volumes é diferente do Brasil, não há pessoas que se responsabilizem, então, não conte com esse sistema se for deixar algo de maior valor!

Site do evento: http://bucharest-marathon.com/

Wizz Air Sofia Marathon

Data: 14 de outubro

Distâncias: 42km, 21km e 10km

Correr em Sofia é uma volta completa ao passado, pois ela é uma das cidades mais antigas do leste europeu. Essa prova tem o selo IAAF e serve de entrada para várias provas internacionais. É uma competição pequena se compararmos com outras capitais e em 2017 foram em torno de 2,000 atletas de todos os continentes.

A prova começa em frente ao estádio Vasil Levski National Stadium às 10h, entretanto são 4 voltas no mesmo percurso, o que pode aborrecer alguns atletas que não gostam de trajetos duplicados. A temperatura estimada é estranha e muito variada, prepare-se para climas de 8°C até 15°C.

Site do evento: http://www.marathonsofia.com

27th Zagreb Marathon

Data14 de outubro 

Distâncias: 42km, 21km e 5km

A prova conta com cerca de 5.000 participantes sendo um evento pequeno, mas numa cidade linda e cheia de detalhes históricos. A rota da maratona se estende pelo centro da cidade, começa e termina em  Ban Josip Jelacic Square, segue para Dubac e depois para Crnomerec.

A maratona consiste num trajeto plano e com 2 voltas pelo mesmo percurso. O trajeto não é muito interessante e é muito solitário, um desafio para sua mente mas o percurso é certificado pelo AIMS.

Site do evento: https://www.zagreb-marathon.com/en/


Publicidade