Capitais europeias: as maratonas no verão

Sim, as maratonas no verão existem, mas devido à pouca adaptação do europeu às altas temperaturas, as maratonas mais importantes preferem dar o conforto de uma temperatura mais amena aos seus competidores. Três importantes capitais nórdicas fazem suas maratonas no verão: Reykjavik (Islândia), Helsinki (Finlândia) e Estocolmo (Suécia).

Os três países estão lá pertinho do Polo Norte. Talvez seja porque o verão deles seja mais ameno… será?

A Maratona de Estocolmo já aconteceu, foi dia 02/06/18, mas em agosto, temos 2 provas bem perto do Polo Norte.

 Islandsbanki Reykjavik Marathon

Data: 18/08/2018 – Islândia

Distâncias: 42/21/10km

A maior parte do percurso é plana e bem tranquila.  A primeira parte da prova passa por paisagens urbanas, armazéns de pesca, caminhos de terra, locais onde moradores gritam encorajando os atletas numa língua incompreensível para nós rsrs. E uma prova fácil de correr e com muitos atletas. A segunda metade da prova é no entorno da área metropolitana.

Há vários ciclistas da organização no apoio durante o percurso. A corrida oferece um ambiente descontraído e acolhedor. Cerca de 2.000 corredores participam da maratona, logo, a prova é bem tranquila e em 2017 todas as provas do evento somaram 13.000 participantes.

http://www.marathon.is/reykjavik-marathon

Helsinki Marathon

Data: 25/08/2018 – Finlândia

Distâncias: 42/21/5km

A Maratona  de Helsinque reúne cerca de 6.000 corredores de todo o mundo e a largada está perto do Estádio Olímpico de Helsinque, em frente à estátua de um grande corredor olímpico finlandês, Paavo Nurmi. Boa parte do trajeto acontece em área verde, não contemplando os pontos turísticos e por isso há poucos espectadores.

Esse evento sempre acontece às 15h, onde se tem muita reclamação dos corredores em virtude do calor excessivo. Essa prova não acontece no outono e sim no verão europeu e a temperatura alcança até 26°C.

http://www.helsinkimarathon.fi/en/home/

Outras maratonas na Europa

Maratonas no Brasil

Maratonas no mundo

Publicidade