O chocolate e a cerveja belga são considerados por alguns especialistas como os melhores do mundo. Que tal ir até lá, correr uma Maratona e verificar in loco se isso é verdade ?
A Bélgica é um país multicultural, com forte influência, principalmente, da cultura francesa, holandesa e alemã e faz parte, junto com a Holanda e Luxemburgo, dos chamados países baixos, ou Benelux para os mais íntimos…
O país possui cerca de 11 milhões de habitantes, menos do que a cidade de São Paulo, e 30 mil km2, um pouco maior do que o estado de Alagoas.
Duas línguas são faladas na Bélgica: Holandês no norte e Francês no sul, mas o inglês é amplamente compreendido e falado em todo o país.
A capital Bruxelas é oficialmente bilíngue, holandês e francês, e possui um excelente sistema de transporte coletivo, será fácil se descolar entre as atrações da cidade.
Além disso tudo, Bruxelas sedia a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e muitas outras importantes instituições da Comunidade Europeia. Podemos dizer que Bruxelas é a capital da União Europeia.
É claro que lá também é realizada uma Maratona, a Belfius Brussels Marathon. Ela acontecerá no dia 28 de outubro e contará, além da prova de 42km, com uma Meia Maratona e uma corrida de 5km.
A largada de todas as provas será no Parc du Cinquantenaire sendo que a Maratona largará às 9:00h, a corrida de 5km às 9:30 e finalmente a Meia Maratona às 10:30.
Quando você se inscreve para a prova, tanto para a Maratona quanto para a Meia, você informa o seu Personal Best (o famoso RP em português) para determinar qual será o seu box. Na Maratona tem box para 3:00h, 3:30h, 4:00h, 4:30h e 5:00h. Na Meia tem box para 1:40h, 1:50h, 2:00h e 2:10h.
Uma observação importante: eles NÃO vão checar se sua informação sobre o seu Personal Best é verdadeira, então contam com seu “fair play”. Sério, está escrito assim mesmo no site….
Outra coisa legal da prova é que eles têm pacers para diversos ritmos, tanto na Maratona quanto na Meia, que estão identificados por bandeiras coloridas.
O percurso atravessa grande parte da cidade e passa por diversos monumentos e pontos turísticos.
Todas as provas chegam no Boulevard Anspach que não fica muito perto da largada, então se prepare para enfrentar a fila no guarda-volume caso precise utilizá-lo.
Depois que você descansar da corrida, não esqueça de visitar o AutoWorld que fica no mesmo lugar onde foi a largada, Parc du Cinquantenaire.
E o famoso Atomium que possui 103 metros de altura e representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes.