Quer fazer uma maratona num país diferente e cercado de história recente? Quer uma oportunidade para conhecer um país da América Central que é cheio de mistérios e lendas? Venha conhecer Cuba!
A chance é a Marabana 2018, maratona que acontecerá em Havana no dia 18 de novembro de 2018. Em novembro o clima se caracteriza pela predominância de dias quentes com pouca variação de temperatura.
Marabana Marathon é uma maratona popular em Cuba, e além da maratona tem provas de 21km e 10km num circuito em torno das avenidas mais centrais de Havana, começando e terminando em Havana Velha com suas composições arquitetônicas
A largada e a chegada de todas as provas é no Paseo del Prado entre Teniente Rey e San Jose , em frente ao famosos Capitólio e o horário de largada de todas as provas é as 7:00h. Há muita reclamação quanto a isso e a organização prometeu estudar uma melhoria mas não houve comunicado oficial sobre alterações para a prova de 2018.
A rota da maratona e da meia são certificadas pelas AIMS e IAAF e o percurso base é de 21km e os maratonistas terão o desafio de dar 2 voltas no trajeto.
Correr em Havana além de ser um desafio diferente é uma excelente oportunidade de entrar em contato com o povo cubano e sua cultura.
Como não há muitos eventos internacionais como esse, vá desarmado para algumas pequenas confusões. Há relatos que as informações no site demoram muito para serem atualizadas e os corredores acabam se atrapalhando nos procedimentos pré-prova, por isso, muita calma nessa hora!
Se programe com antecedência e identifique as áreas com banheiros públicos. Não existem banheiros químicos em Havana. Uma sugestão é ficar num hotel próximo à largada.
E não fique surpreso se descobrir que há poucos maratonistas completando a prova, há poucos atletas locais condicionados para os 42km, logo, você é um vencedor em Havana! No final você correrá perto de carros coloridos e antigos, se sentirá numa maratona dos anos 50!
Mas um ponto positivo é que não há relato de hidratação ruim, ao contrário há muitos postos de água a cada 2 quilômetros. Além disso, o cronograma da prova é cumprido e com rigor de horários.
Após tanta novidade, não esqueça de fotografar essa Cuba tão vintage e cheia de graça.
Não deixe de conhecer o Capitólio, que segue os traços arquitetônicos do Capitólio americano, que foi sede do governo cubano até 1929 e hoje é a Academia Cubana de Ciências.
Site oficial do evento